segunda-feira, 30 de abril de 2012

Assembleia Diocesana da Pastoral da Juventude!!!


Uh! Pererê sou PJ pra valer!!!
Nesse último final de semana (dias 28 e 29), grupos de base de toda a Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia, estiveram reunidos em Redenção, na Escola Diocesana, para compartilhar e experiência e sobre tudo eleger o novo secretariado da PJ em nível Diocesano. Quase todas as dez paróquias estiveram presentes e o momento foi rico, e inspirador para novos pjoteiros e os que já estavam em caminhada rumo a civilização do amor há algum tempo. Estes foram os elegidos:

terça-feira, 3 de abril de 2012

Atividade Permanente da PJ: Semana da Cidadania!!!

A Semana da Cidadania (SdC) enfatiza a dimensão sociopolítica e é parte do processo de formação integral promovido pelas Pastorais da Juventude do Brasil, sendo uma de suas três atividades permanentes e atividade oficial da Igreja no Brasil. É uma ação do discipulado missionário de milhares de grupos de jovens e militantes organizados como Igreja nas comunidades nas escolas, nos meios populares e nas comunidades rurais. É o exercício do anúncio evangélico de vida plena; anúncio engajado na realidade concreta dos sujeitos jovens, comprometido com a reparação das injustiças e com a construção da igualdade social, como sinais do Reino de Deus.

Cartaz da Semana da Cidadania 2012

A SdC, em 2012, abordará o tema da saúde, com ênfase no direito à alimentação. Estes temas estão muito próximos da realidade de cada pessoa, que vive no campo ou na cidade. Comer é uma necessidade básica de todos/as nós. É também um direito social fundamental para nossa cidadania. Por isso, este tema nos propõe refletir o acesso que cada pessoa tem aos alimentos necessários; o modo como se produz os alimentos que consumimos; o cuidado com o planeta e com a vida das pessoas no processo de produção alimentícia; e a igualdade e a justiça no campo e na cidade. 

O referencial bíblico João 6, 27  deve iluminar a SdC. Nesta passagem do evangelho narrado por João, renovamos nossa fé de que Jesus alimenta e faz viver. Ele é o “alimento que permanece” e que nos faz viver. Nossa busca é encontrá-lo no cotidiano, em nossa Nazaré, alimentarmo-nos da sua Palavra e da sua vida. Buscar vida plena, encontrando na prática e na vida d´Ele referência para vivermos nossa própria vida.

Desejamos que a SdC nos ajude a cultivamos, também nos hábitos alimentares e na 
relação com os/as outros e com o mundo, nossa Casa, o Bem-Viver tendo em vista a defesa da vida e a construção da Civilização do Amor.


Fonte: Texto retirado do Subsídio "Semana da Cidadania 2012 - Juventude e Saúde Alimentar: É preciso ter certeza do que se põe na mesa." Pag. 5; Pag. 9.