sábado, 31 de março de 2012

Missão Jovem!

A juventude na Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia, teve grandes momentos de iniciativa missionária desde o advento do Documento de Aparecida. De fato os jovens foram muito além do objetivo de jovens evangelizar outros jovens, mas a toda pessoa humana foi valorizada e teve atenção desses missionários ao longo deste tempo (de 2007 até dias atuais).

A Cruz que seguia os jovens durante a Missão
Em primeira instância, a Diocese promoveu grandes missões, que se caraterizavam como Missão Jovem, essa missões foram realizadas duas por ano (mês de Janeiro e mês de Julho), e foram somente algumas cidades da diocese contempladas com essa missão, porém a mobilização era em nível Diocesano, o que implicou em grande concentração de jovens durante o período de 2007-2008 (Tempo de realização da Missão Jovem), grande troca de experiências entre jovens e estimulo missionário, originaram hoje como muitos jovens dizem "Frutos da Missão Jovem"; jovens atuantes que lutam decisivamente para o protagonismo juvenil no Sul do Pará.

A Missão Jovem foi realizada, como mencionado anteriormente, de 2007 a 2008, duas por ano, logo quatro grandes momentos missionário da juventude na Diocese, eis as cidades, e os respectivos temas, que receberam a Missão Jovem:

sexta-feira, 30 de março de 2012

Semana Santa na Paróquia!!!

"A Semana Santa começa no Domingo de Ramos visando recordar a caminhada de Jesus, desde a sua entrada messiânica em Jerusalém sua Paixão e Morte, até sua Ressurreição. Assim, com Ele, também nós caminhamos!"
texto retirado do panfleto da Semana Santa 2012 Par. NSG

Capa do Panfleto da Semana Santa na
Paróquia Nossa Senhora Graças
Abertura
31 de Março
Dia da saúde
15h  
Visita Missionária na Comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro.
Domingo de Ramos
01 de Abril
7h30min 
Procissão dos Ramos, saindo da Matriz em direção à comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. (Trazer Ramos)

19h30min
Missa na Matriz, com a benção dos Ramos.

Mensagem do Papa ao 27º Dia Mundial da Juventude


Mensagem


XXVII Dia Mundial da Juventude
«Alegrai-vos sempre no Senhor!» (Fil 4,4)
Queridos jovens,


Fico feliz em dirigir-me novamente a vocês, em ocasião do XXVII Dia Mundial da Juventude. A recordação do encontro em Madri, em agosto passado, permanece muito presente no meu coração. Foi um extraordinário momento de graça, no qual o Senhor abençoou os jovens presentes, vindos do mundo inteiro. Dou graças a Deus por tantos frutos que fez nascer naqueles dias e que no futuro não deixarão de multiplicar-se para os jovens e para as comunidades as quais pertencem. Agora, estamos já nos orientando para o próximo encontro no Rio de Janeiro, em 2013, que terá como tema “Ide, pois, fazei discípulos entre todas as nações!” (Mt 28, 19).


Este ano, o tema do Dia Mundial da Juventude nos é dado de uma exortação da Carta de São Paulo apóstolo aos Filipenses: “Alegrai-vos sempre no Senhor!” (4,4). A alegria, de fato, é um elemento central da experiência cristã. Também durante cada Jornada Mundial da Juventude fazemos a experiência de uma alegria intensa, a alegria da comunhão, a alegria de ser cristãos, a alegria da fé. Esta é uma das características destes encontros. E vemos a grande força atrativa que essa tem: num mundo muitas vezes marcado pela tristeza e inquietude, é um testemunho importante da beleza e da confiabilidade da fé cristã.


A Igreja tem a vocação de levar ao mundo a alegria, a alegria autêntica e duradoura, aquela que os anjos anunciaram aos pastores de Belém na noite do nascimento de Jesus (cfr Lc 2,10): Deus não só falou, não só realizou prodígios na história da humanidade, mas Deus se fez próximo, fazendo-se um de nós e percorreu todas as etapas da vida do homem. 


No difícil contexto atual, tantos jovens em torno a nós têm uma grande necessidade de sentir que a mensagem cristã é uma mensagem de alegria e de esperança! Gostaria de refletir com vocês, então, sobre as estradas para encontrá-la, a fim que possam vivê-la sempre mais em profundidade e que vocês possam ser mensageiros entre aqueles que estão a sua volta.






sexta-feira, 23 de março de 2012

Ação Jovem na CF2012!!!

Logo da Ação Jovem na CF
Este é um projeto criado pelos jovens das duas paróquias de Redenção, Paróquia Nossa Senhora das Graças e Paróquia Cristo Redentor, em prol da conscientização da população de que ela pode reivindicar seus direitos em foco, este ano, na Campanha da Fraternidade, ou seja, na saúde...

quarta-feira, 21 de março de 2012

O Saudoso Patriarca da PJ na Paróquia ressurge...

Leidiane
E com muita satisfação que recebemos, e acolhemos a noticia da volta do primeiro grupo de jovem que surgiu na Paróquia, o JAP (Juventude, Amor e Paz) Filhos do Sagrado Coração de Jesus, de 1988. A iniciativa para o retorno foi da mais nova integrante da Paróquia (retornando para casa e ao grupo), Leidiane, ainda Coordenadora Diocesana da Pastoral da Juventude.

Já tivemos a graça de poder estar no primeiro encontro, onde se teve uma formação   à Campanha da Fraternidade 2012

Agradecemos a Deus este momento tão forte, que esse grupo, instrumento evangelizador, esteja sempre seguindo em missão... cada vez mais e trazendo de volta o protagonismo social da juventude de Redenção.
Muitos temos que caminhar para trazer de volta o JAP


Espiritualidade em alta, sempre sonhado com os pés no cão...


Nesse Primeiro encontro, fomos apoiados com o auxilio de jovens de Rio Maria, o grupo de jovens Abraço de Pai, de alguns integrantes dos Missionários João Paulo II e dos formadores da Missão Diocesana, que animaram e conduziram o grupo.

Paróquia Nossa Senhora das Graças eis a vossa Juventude...

Reunião do Setor Juventude

Nos dias 17 e 18, lideres da juventude se reuniram na Chácara Bom Pastor, em Redenção, para decidir uma nova coordenação do Setor juventude diocesano, eram cerca de 40 jovens.


Mesa "Redonda" de discussão

Cerca de 40 jovens estiveram reunidos
O encontro foi embasado em uma formação religiosa muito rica, ministrada por Pe. Marcos, caracterizando a figura do primeiro Papa, Simão Pedro. E também uma formação belíssima do significado da Cruz em nossa Vida... Já pensando na passagem da Cruz Peregrina por nossa Diocese... 
Além disso foi o momento de decidir qual o trajeto da Cruz Peregrina nos dias 10, 11 e 12 de  Outubro pela Diocese, será primeiramente pela cidade de Xinguara, para Santana e Redenção.


Foi um bom momento de oração, e entrosamento entre as paróquias...


Estes compõe a nova coordenação do Setor Juventude:


Vanessa (Rio Maria) - Coordenadora Diocesana Geral
Ana Paula (Conceição do Araguaia) - Coordenador do Setor Beira Rio
Dennys e André Paz (Redenção) - Coordenadores do Setor da Serra
Ronildo (Piçarra) - Coordenador do Setor da Mata


Novas datas foram marcadas, como o encontrão da Pastoral da Juventude, para decidir a nova coordenação diocesana, dia 27 a 29 de Abril, este será realizado em Redenção. E dia 19 a 22 de Julho onde será trabalhado a programação de eventos para comemorar a passagem da Cruz Peregrina pela Diocese.


Assim se mostra o rosto jovem da Igreja...